You are currently viewing IGM-CFA é destaque do Fórum Alagoano de Gestão Pública

IGM-CFA é destaque do Fórum Alagoano de Gestão Pública

Maceió recebeu, nesta segunda-feira, 18/03, o Fórum Alagoano de Gestão Pública (Fogesp). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL) com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), reuniu gestores e representantes da gestão pública alagoana.

A solenidade de abertura do Fórum contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo; o presidente e o vice-presidente do CRA-AL, Adm. José Ediberto de Omena Junior e Adm. Dawson da Silva Calheiros, respectivamente; o vice-diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Francisco de Jesus; o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo; o deputado federal Rafael Brito; o deputado estadual, Silvio Camelo; o representante da Junta Comercial de Alagoas, Ricardo Dória; o assessor técnico da Associação dos Municípios Alagoanos, Francisco Batinga; e a Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), Rosa Tenório.

O primeiro a discursar foi o deputado Rafael Brito. O parlamentar, que é administrador, começou falando um pouco da sua história de vida e trajetória profissional como gestor público. Ele também destacou a importância do evento e do Sistema CFA/CRAs.

“O CFA tem um papel fundamental no cuidado e na defesa da nossa profissão. Sem a minha visão de administrador, sem ter passado pelas bancas da Universidade Federal de Alagoas, muito provavelmente eu não teria conseguido fazer algumas coisas durante a minha gestão à frente de algumas pastas de Alagoas como no Turismo, no Trabalho, no Desenvolvimento Econômico e, mais recentemente, na Educação”, disse.

Rafael também foi responsável pela palestra magna “Desafios e Soluções para a modernização da Gestão Pública em Alagoas”. Na sua apresentação, ele comentou que o gestor não pode fazer gestão voltada para atender os anseios de redes sociais. “A gestão tem que ser voltada para a real necessidade do cidadão. Muitas vezes o que é discutido nas redes sociais não é a verdade, e não é o que o cidadão realmente precisa discutir”, destacou o deputado.

Para o presidente do CFA, o Brasil vive uma crise de gestão e, por isso, é importante a adoção de políticas públicas. Ele citou algumas iniciativas na área da educação como a desenvolvida em Brejo Santo, no Ceará, que colocou o município em evidência nas manchetes nacionais e internacionais.

Outro ponto levantado por Leonardo foi a importância do planejamento.

“O CFA fez um levantamento que revelou que somente 5% dos municípios brasileiros têm planejamento estratégico municipal. Isso é necessário para o gestor definir as políticas públicas e fazer um bom governo. E, claro, com a ajuda do trabalho de um profissional de Administração para auxiliar nossos gestores a implementar essas políticas públicas”, frisou Macedo.

O presidente do CRA-AL, Adm. Ediberto Júnior, agradeceu a presença de todos e também falou da honra em receber e promover o primeiro Fogesp. “A gestão pública é de grande importância. Temos que trazer soluções rápidas e inovadoras para problemas antigos porque a nossa principal entrega é para a população. E a gente tem pressa, os problemas precisam ser resolvidos e ninguém melhor para resolver esses problemas que os gestores públicas”, afirmou.

Dawson Calheiros ratificou a fala de Omena e também saudou todas as autoridades, os representantes do Sistema CFA/CRAs e os estudantes e profissionais de Administração que prestigiaram o evento. “Este é um momento único onde temos a oportunidade de compartilhar conhecimento, experiência e ideias que contribuirão para o progresso de Alagoas. Nesse contexto, o Fórum torna-se um espaço privilegiado para identificarmos soluções inovadoras e fortalecermos parcerias estratégicas”, disse.

Quem também discursou no Fogesp foi o presidente do TCE-AL. “Precisamos de gestores qualificados e bons administradores para reestruturar a gestão pública. Temos encontrado alguns pontos de fragilidade nos municípios, e quando o Tribunal emite o parecer prévio, damos a oportunidade do gestor ainda no seu mandato fazer as correções de rumo e apresentar o seu contraditório”, comentou Fernando Toledo.

IGM-CFA em foco

Além da palestra do deputado federal Rafael Brito, um dos destaques da programação do Fórum Alagoano de Gestão Pública foi a palestra “Decifrando o IGM: rumo à excelência na governança municipal”, proferida pelo coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Marcelo Gomes.

Na oportunidade, ele mostrou para o público como o Índice CFA de Governança Municipal foi construído e qual a importância do estudo para promover a qualidade e a eficiência da gestão pública municipal. O Índice criado pelo CFA é uma ferramenta de consulta e comparação entre municípios. Ela mede parâmetros em três grandes dimensões: finanças, gestão e desempenho. A partir dos dados nele publicados, o município pode realizar melhorias em diferentes pastas ou secretarias.

Durante o Fórum, aconteceu, ainda, a premiação IGM-CFA, que reconheceu os municípios alagoanos que se destacaram no ranking do IGM-CFA. Confira a lista dos municípios premiados.

Poço das Trincheiras (Grupo 1)
Prefeito: José Valmiro Gomes da Costa

Branquinha (Grupo 2)
Prefeito: Raimundo José de Freitas Lopes

Murici (Grupo 3)
Prefeito: Olavo Neto Calheiros

Maragogi (Grupo 4)
Prefeito: Fernando Sérgio Lira Neto

União dos Palmares (Grupo 5)
Prefeito: Areski Damara de Omena Freitas Junior

Coruripe (Grupo 6)
Prefeito: Marcelo Beltrão Siqueira

Arapiraca (Grupo 7)
Prefeito: José Luciano Barbosa da Silva

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA