O Conselho Regional de Administração de Alagoas, CRA-AL, é uma Autarquia Federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, criada pela Lei Federal nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, como órgão consultivo, orientador, responsável por disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Administrador.

O CRA em Alagoas foi criado em novembro de 1989, pois antes era uma delegacia pertencente ao Estado de Sergipe.

Valores do CRA

Transparência – Competência – Inovação – Valorização da Profissão – Credibilidade – Responsabilidade Socioambiental.

Missão

Fiscalizar, registrar e disciplinar o exercício da profissão, promovendo a Administração enquanto ciência e valorizando as competências e habilidades em prol da sustentabilidade das organizações e do desenvolvimento de Alagoas.

Visão

Ser uma entidade atuante no exercício legal da Administração em Alagoas.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa de Alagoas.

O CRA-AL é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

Conselheiros Titulares:

Adm. Dawson da Silva Calheiros
Adm. Filomena de Fátima Aguiar Porta Nova Alves
Adm. Francisco Bahia Loureiro Júnior
Adm. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
Adm. Jociara Márcia da Silva Correia
Adm. José Ediberto de Omena Junior
Adm. Luara Cibelle Barbosa Moura
Adm. Luiz Carlos Bastos da Rocha
Adm. Rogério Gomes de Barros Nonô

Conselheiros Suplentes:

Adm. Aryanna Querino Tenório
Adm. Eliane Amorim Merten
Adm. Flavia Azevedo Ferreira Souza
Adm. Isis Silva de Araújo
Adm. João Geraldo de Oliveira Lima
Adm. Libânia Melo de Oliveira Ferreira
Adm. Perolina Henriques Lyra
Adm. Risomar de Almeida de Gusmão
Adm. Rogério de Alencar Gouveia

Presidente: Adm. Jociara Márcia da Silva Correia
Vice-Presidente: Adm. José Ediberto Omena Junior
Diretora Administrativa e Financeira: Adm. Filomena de Fátima Aguiar Porta Nova Alves
Diretor de Fiscalização e Registro: Adm. Luiz Carlos Bastos da Rocha
Diretor de Formação Profissional: Adm. Dawson da Silva Calheiros
Diretor de Desenvolvimento Institucional: Adm. Rogério Gomes de Barros Nonô

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA-AL oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA-AL, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA

Adm. ROSIANE CHAGAS GALINDO PIMENTEL
Mandato – 1990 – 1993


Adm. JOSÉ BISPO DA SILVA FILHO
Mandato – 1993


Adm. CLÓVIS PEREIRA CALHEIROS
Mandato – 1993


Adm. RÉGIS JACKSON DE ALBUQUERQUE CAVALCANTE
Mandato – 1994 – 2000


Adm. JOSÉ EDIBERTO OMENA
Mandato – 2000 – 2001


Adm. ADEMAR FERREIRA LIMA JUNIOR
Mandato – 2001 – 2003 – 2006


Adm. CARLOS ALBERTO MÁXIMO REGO
Mandato – 2005 – 2006


Adm. SILIER MORAES DE SOUZA
Mandato – 2006


Adm. MARIA DO ROSÁRIO FEITOSA SOUZA
Mandato – 2002 / 2007 – 2010


Adm. ARMANDO LÔBO PEREIRA GOMES
Mandato – 2011 – 2012


Adm. ALAN HELTON DE OMENA BALBINO
Mandato – 2013 – 2014


Adm. CAROLINA FERREIRA SIMON MAIA
Mandato – 2015 – 2016


Adm. JOCIARA MÁRCIA DA SILVA CORREIA
Mandato – 2017 – 2018

 

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