You are currently viewing Maceió é palco do Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Maceió é palco do Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e os 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) de todo o país se reuniram, nos dias 21 e 22 de março, no 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs deste ano. O evento aconteceu em Maceió, Alagoas, e também reuniu diretores do CFA.

O encontro começou com uma apresentação cultural. Em seguida, o anfitrião do Fórum, o presidente do CRA-AL, Adm. José Ediberto de Omena Junior, deu boas-vindas aos participantes. “Sintam-se acolhidos e que tenhamos uma pauta produtiva nestes dois dias de Fórum”, disse.

A reunião foi liderada por Leonardo Macedo. O presidente do CFA voltou a destacar a qualidades de Maceió que, segundo ele, é exemplo de gestão e crescimento. Além disso, Macedo falou das visitas técnicas que tem feito ao CRAs de todo o país e do quanto ficou impressionado com as Olimpíadas Brasileira de Administração (OBAdm), evento promovido pelo CRA-RJ e que cumpre a missão de promover a valorização da profissão nacionalmente.

Para o presidente do regional fluminense, Adm. Wagner Siqueira, “eventos como este ajudam a promover as ações do Sistema CFA/CRAs, ampliando ainda mais o alcance como parcerias e co-participações dos CRAs”.

Leonardo também mencionou a ferramenta de planejamento estratégico do Sistema CFA/CRAs e destacou as ações de fiscalização que resultaram em um saldo positivo para a fiscalização e registro em 2024, o que repercutiu em uma curva ascendente no número de registrados. “Precisamos defender as prerrogativas dos profissionais de Administração, abrindo o mercado de trabalho para ajudar na inserção desses profissionais”, afirmou.

Durante o Fórum, o presidente do CFA lançou o Prospecta Licita. A ferramenta vai ajudar o Sistema CFA/CRAs na fiscalização de processos licitatórios, contratos de licitação gerados, o que promete promover uma ampla fiscalização nessa área.

O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, falou novamente das comissões e grupos de trabalho. Novas comissões estão sendo criadas, como a Comissão de Gestão Esportiva e do Agronegócio. Ele também destacou os resultados da primeira fase do Proder 2024: até o momento, 11 projetos foram aprovados, 40 estão em diligência e 18 estão em apreciação.

Momento Hércules Falcão

Após a explanação inicial do presidente e vice-presidente do CFA, o Fórum deu lugar ao Momento Hércules Falcão, espaço que os CRAs têm para apresentar cases de sucesso. Nesta edição do evento, diretor administrativo e financeiro do CRA-SE, Adm. Gildson Mendes, e o diretor de fiscalização do regional sergipano, Adm. Sidney Vasconcelos, apresentaram o Case de sucesso sobre gestão documental implantada na autarquia sergipana.

Desde o final de 2023, o CRA-SE está modernizando seu arquivo com a implantação da gestão de documentos, onde toda a papelada existente vem sendo digitalizada, virtualizada e arquivada na nuvem. Além disso, a parte física dos arquivos foi organizada e catalogada. O retorno positivo da plenária sobre essa gestão documental traz benefícios para o CRA-SE e para todo o Sistema CFA/CRA.

O presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, também apresentou projeto de sucesso do regional catarinense. Trata-se do processo de avaliação e virtualização do CRA-SC. Na sequência, o CFA apresentou o aplicativo criado pela equipe de TI da autarquia e que promete facilitar o acesso dos profissionais de Administração ao Sistema CFA/CRAs.

O diretor da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Adm. Jorge Cavalcanti, ressaltou a importância da adesão de todos ao aplicativo. “Ele desempenha um papel fundamental na otimização da comunicação e na prestação de serviços aos profissionais de administração registrados nos CRAs e ao público em geral, promovendo a eficiência, a transparência e o desenvolvimento da profissão.”, defendeu o diretor.

Outros destaques do Fórum de Presidente

Durante o evento, aconteceu também o lançamento do Encontro Regional de Profissionais de Administração do Centro-Oeste. Neste ano, o Encontro acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso, de 15 a 17 de abril.

O presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, falou dos preparativos para o XVIII Fórum Internacional de Administração. Além de fazer o convite para todos, ele ressaltou que o evento, que acontecerá em Gramado-RS, de 8 a 10 de maio, já está recebendo a inscrição de artigos científicos e que, esta edição, vai oferecer o maior valor em premiações da história do FIA.

O Fórum também discutiu temas como taxas e anuidades, tipos de cobrança, suntos alinhamentos das reuniões para 2024, atualização da Classificação Brasileira de Ocupações CBO, eleições, mercado de trabalho para os profissionais e estudantes de Administração, cadastro de peritos, plano nacional da profissão, apresentação do programa de integridade e compliance e programa nacional de combate à corrupção, entre outros.

O próximo Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs acontecerá nos dias 20 e 21 junho, em Caruaru, Pernambuco.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA