You are currently viewing RBA 154 – pés no chão no presente, direcionados ao futuro

RBA 154 – pés no chão no presente, direcionados ao futuro

Com proposta moderna e de olho no cotidiano do profissional de administração, a RBA ed. 154 chegou e já está disponível para você. Com linguagem cada vez mais coloquial, sem perder o charme linguístico de sempre, nas páginas a seguir você verá o que há de mais interessante nas áreas de negócio e temas que causam impacto na vida das pessoas e nas organizações.

Na seção Entrevista Especial, o administrador, professor e palestrante Arthur Igreja fala sobre o impacto das novas tecnologias, em especial a Inteligência Artificial (IA), no mercado de trabalho e no mundo da administração. Ele analisa os desdobramentos da Quinta Revolução Industrial e conta suas impressões sobre o movimento encabeçado por grandes empresários, como Elon Musk, contra a rápida expansão da IA, e também sobre como se adaptar em relação ao novo cenário.

Em tema correlato, você verá como especialistas avaliam os efeitos das novas tecnologias na vida profissional do administrador e o que fazer para ser o contraponto para o que está por vir. Isso por que as novas tecnologias já fazem as mesmas tarefas exercidas por humanos, porém em menor tempo, em maior número (produtividade) e com taxa mínima de erros.

Na área de negócios, saiba por que a baixa digitalização é um dos maiores empecilhos nas empresas, no atual momento mundial. Segmentos como marketing, RH e inteligência de mercado necessitam de dados, sobretudo, para utilizarem em softwares de BI e tornarem as organizações competitivas, mas encontram poucas informações em formato digital.

Ainda sobre o momento tecnológico atual, na matéria especial Eles estão entre nós, pesquisadores discorrem sobre tecnologias antes vistas apenas em filmes, mas que já de fato existem e estão em pleno funcionamento. Vale menção honrosa sobre o propulsor de íons, mineração de rochas espaciais, grafeno e edição de código genético.

Fora do âmbito tecnológico, conheça como funciona a gestão do agronegócio. Com similaridades às empresas urbanas, descubra, por outro lado, quais são as principais diferenças e como funciona a mensuração de resultados no campo.

Na mesma linha, saiba como a gestão de frota pode ser decisiva em tudo relacionado a transporte e preço final, de produtos e serviços, em sua empresa. Afinal, quando vale a pena ter a própria frota e quando vale a pena terceirizar?

Matéria de Capa, intitulada ‘Como sair bem de uma empresa’, conheça as dicas de especialistas sobre quais posturas o colaborador deve tomar ao se desvincular de uma empresa: seja a pedido ou por demissão. A matéria é destinada não apenas aos colaboradores em geral, mas também aos profissionais de RH, no quesito demissão humanizada.

Por fim, com base em caso recente de instituição bancária que instituiu polêmico “dress code” no local de trabalho, a matéria “Autocuidado ou exagero” trata sobre limites em geral. Até onde pode ir uma empresa, ao implantar tal política, tendo em vista as atuais leis sobre identidade, cultura e racismo?

Sem mais, boa leitura e é muito bom ter você conosco.

Fonte: Leon Santos – Revista RBA