You are currently viewing Pesquisa Nacional: março é o mês de consulta aos profissionais de Administração

Pesquisa Nacional: março é o mês de consulta aos profissionais de Administração

A Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração já está na segunda etapa do cronograma, com ações realizadas totalmente online. E março é o mês da coleta de dados.

Nesta fase, profissionais de Administração, professores e coordenadores de cursos de Administração, empreendedores e empresários que contratam esses profissionais serão consultados em quatro questionários (pesquisa quantitativa). Os formulários estarão disponíveis no site do CFA, como explica o diretor da Câmara de Formação Profissional, Adm. Gelson Uecker.

“O Administrador trabalha a partir de informações e essas informações nós teremos a partir dessa pesquisa. Por isso, eu peço o empenho de todos! Vocês, que fazem parte do CFA e também dos CRAs, estimulem as pessoas a participarem amplamente da Pesquisa Nacional que traça para nós o perfil dos profissionais de Administração!”

Acesse cfa.org.br/pesquisa pesquisa e participe da Pesquisa Nacional. O estudo delineia os rumos da profissão. Os questionários também serão enviados por email para os profissionais consultados. Portanto, fique atento à caixa de entrada do seu correio eletrônico!

Os resultados da pesquisa serão repassados aos registrados nos Conselhos Regionais de Administração e também estarão disponíveis no site do CFA.

Mais vozes

A novidade desta, que é a sétima edição da Pesquisa Nacional, é a participação de todos os egressos dos cursos superiores conexos (tecnólogos, mestres e doutores) que, além de Administradores; empresas e organizações empregadoras; coordenadores e professores de cursos de Administração; são os convidados a fornecer as informações centrais para a embasar o estudo e definir conclusões e ações.

O CFA conta com essa mobilização! A autarquia informa que, para refinar a investigação, os itens dos questionários de 2015 foram reavaliados, atualizados e complementados. Um trabalho minucioso, que seguiu os direcionamentos do Plano de Atualização dos Questionários e adequações, conforme os resultados das Entrevistas em Profundidade, Reuniões de Grupo e reavaliações do CFA.

Tópicos

São questões sobre a formação acadêmica, perfil da organização onde o profissional atual, condições de empregabilidade ou desemprego, características como competências e habilidades pessoais, contribuições do Sistema CFA/CRAs, dados pessoais e outros assuntos gerais.

Docentes responderão sobre a formação que possuem, as atividades acadêmicas e as profissionais já realizadas e quais os aspectos pedagógicos estão envolvidos na atividade desempenhada como docente.

As perguntas sobre EAD foram reformuladas, para abordar as diferentes modalidades do Ensino a Distância: síncrono, assíncrono e misto. Também foram incluídos tópicos referentes à pandemia da Covid-19 e seus reflexos no trabalho, emprego e no contexto psicológico.

Identidade

A Pesquisa Nacional é realizada a pedido do CFA pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Uma ação importante para a construção da identidade profissional e que permite o cumprimento da missão do Sistema CFA/CRAs de valorização da profissão do Administrador.

Por meio desse raio-x feito em cada localidade, será possível conhecer as exigências do mercado de trabalho e como as Instituições de Ensino Superior devem preparar os futuros profissionais nos cursos de Administração.

Com base nos dados apurados, o Sistema terá subsídios para orientar e situar os profissionais de Administração em áreas específicas das organizações e sinalizar oportunidades nos setores da economia nacional.

Participe!

Fonte: Patrícia Portales – Assessoria de Comunicação do CFA.