You are currently viewing Congresso Nacional faz homenagem aos profissionais de Administração no dia 09 de setembro

Congresso Nacional faz homenagem aos profissionais de Administração no dia 09 de setembro

A Presidente do Conselho Regional de Administração de Alagoas, Adm. Jociara Correia, esteve presente em Brasília nos dias 9 e 10 de setembro para comemoração do dia do Profissional de Administração no Congresso Nacional.

 

Na segunda-feira, 9, o Congresso Nacional promoveu um evento em homenagem aos Administradores na Câmara dos Deputados e uma Sessão Solene no Senado Federal para homenagear o Dia do Profissional de Administração. A profissão completou 54 anos de regulamentação. O evento na Câmara dos Deputados foi proposto pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), já no Senado Federal, a Sessão foi proposta pelo senador  Izalci Lucas (PSDB-DF) e reuniu conselheiros federais, conselheiros regionais e presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), além de profissionais e estudantes do curso de administração de diversas instituições de ensino da capital federal.

No início da sessão na Câmara, Hildo deu boas vindas ao público e, sem seguida, leu o discurso preparado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. De acordo com o texto do líder daquela casa legislativa, “a ciência da administração é a chave de prosperidade para qualquer país.”.

Já em discurso no Senado, o senador Izalci falou da importância da administração para o progresso da sociedade. O parlamentar destacou, ainda, que cabe a estes profissionais o papel de propulsionar o país a se tornar uma nação rica e bem gerenciada.

Quem também prestigiou a homenagem aos profissionais de administração foi o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ele lembrou que os administradores foram fundamentais para a construção da capital mais nova do país, Palmas, e falou da confiança que tem no legislativo com relação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019. “Confiamos, principalmente, no apoio do Conselho Federal de Administração para as melhorias e correções necessárias na PEC. Podem contar comigo”, garantiu o parlamentar.

A diretora de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Gracita Barbosa, foi uma das mulheres presentes na mesa solene. Ela agradeceu a oportunidade e falou da importância do trabalho desenvolvimento pelo Sistema CFA/CRAs, principalmente as entregas realizadas para promover a profissionalização da gestão pública. “Os produtos que nós temos é sempre visando a melhoria e a seguridade da nossa sociedade. Muito obrigada pelo apoio, principalmente com relação a PEC 108”, destacou a conselheira.

O trabalho do Sistema CFA/CRAs voltado para a gestão pública também foi enfatizado pela vice-diretora de Gestão Profissional do CFA, Ivany Rosa de Oliveira. “O que nós queremos para o nosso Brasil é uma boa gestão”, defendeu, citando o Índice CFA de Governança Municipal e o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae.

Um dos assuntos mais citados na sessões solene e no evento foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019. O presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Udenir Silva, comentou que recebeu a informação da PEC com espanto. “Visível é o esforço do atual Governo em melhorar a gestão pública de nosso País. Mas esta PEC anda na contramão destes esforços. Analisando seu conteúdo, concluímos que a aprovação da proposta inviabilizaria a atuação dos Conselhos impossibilitando a realização da fiscalização do exercício legal das profissões, a cargo dos conselhos”, ressaltou o administrador, reforçando que “os conselhos profissionais são os guardiões dos interesses da sociedade ao passo que a protegem de maus profissionais ou de empresas que atuam as margens da lei!”.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, foi o último a se pronunciar. Segundo ele, a gestão é a administração acontecendo e afirmou que o problema do Brasil é de falta de administração. “O país precisa de um projeto de nação”, defendeu o líder do CFA, reforçando a importância em sensibilizar o legislativo para proteger o Sistema “dos ventos danosos” da PEC108.

A Sessão Solene no Senado foi transmitida, ao vivo, pela TV Senado. Clique aqui e confira, na íntegra, o evento especial que homenageou os profissionais de administração de todo país. Já o evento na Câmara dos Deputados foi transmitido, ao vivo, pela TV Câmara. Para conferir, clique aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA