Secretaria da Micro e Pequena Empresa celebra parceria com o CFA

O Conselho Federal de Administração (CFA) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da Republica (SMPE-PR) assinaram hoje, 7 de outubro, Acordo de Cooperação Técnica. O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello e o Ministro de Estado Chefe da SMPE-PR, Guilherme Afif Domingos, formalizaram a parceria em solenidade realizada no Plenário do CFA.
O acordo visa a realização de ações destinadas a promoção e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras, estabelecendo um canal convergente de acesso às informações de interesse dos empreendedores.
De acordo com o presidente do CFA, o Acordo de Cooperação Técnica era um sonho do Sistema CFA/CRAs, sonho que foi realizado por meio do intenso trabalho realizado pela Câmara de Formação Profissional do CFA. “Agradecemos a dedicação de todos envolvidos nesta missão, principalmente ao Diretor da Câmara, Conselheiro Federal José Samuel de Miranda Melo Júnior que, com sua equipe, ajudou a concretizar este sonho do CFA”, afirmou.
Após fazer um breve histórico da sua vida profissional, o ministro Guilherme Afif falou da importância que as Micro e Pequenas Empresas têm na economia do país. Entretanto, essa categoria passou a ter maior visibilidade com as políticas de apoio e incentivo ao segmento. “Pelo menos 97% das empresas do país são micro e pequenas. O Administrador tem papel fundamental para o sucesso dessa empreitada”, explicou.
Afif destacou, ainda, a importância da parceria com o CFA. Ele sugeriu que a iniciativa de capacitar Administradores para atuarem nas MPEs pode ser estendida para os profissionais de Administração já aposentados. “A vivência traz estratégia. Vamos chamar, então, esses profissionais para nos ajudarem nessa missão”, falou o ministro.
Por meio da parceria, o CFA pretende capacitar Administradores em métodos e processos que permitam a aplicação de habilidades e conhecimentos técnicos (áreas do conhecimento), interpessoais (apoio, assertividade, confrontação, saber ouvir, estilo, processos grupais e saber ouvir) e de consultoria (contratação, diagnóstico, feedback, decisão) em micro e pequenas empresas, além de oportunizar a atuação dos Administradores capacitados em MPE.
A estimativa é de que ao final de cinco anos todos os CRAs estejam contemplados, sendo esta uma das metas de resultados a serem alcançadas, especialmente considerando a contribuição do Sistema CFA/CRAs na formação de agentes multiplicadores do conhecimento, com práticas de consolidação de projetos nas Micro e Pequenas Empresas – MPEs Brasileiras.
Também estiveram presentes alguns Conselheiros Federais do CFA, além da equipe da SMPE-PR: o secretário de Competitividade e Gestão, Carlos Leony Fonseca da Cunha; o diretor de Produtividade e Inovação, Fernando Almeida; a coordenadora de Produtividade e Inovação, Débora Cunha; e o colaborador da Diretoria de Produtividade e Inovação, João Orlando Rodrigues Neto.
Clique aqui e acesse o acordo na íntegra.
Fotos

Deixe um comentário