You are currently viewing “Se você não domina a língua portuguesa, não tem lugar para você no mercado de trabalho”, afirma especialista

“Se você não domina a língua portuguesa, não tem lugar para você no mercado de trabalho”, afirma especialista

Leonardo Prudente, gestor governamental, mestre em administração e instrutor de Linkedin, foi o convidado do ADM Entrevista desta quinta-feira (16). O assunto foi Gestão de Carreira e gerou o interesse de muitas pessoas que participaram ao vivo do programa.

Segundo Leonardo, na gestão da trajetória profissional, todos os objetivos são válidos. O importante é a pessoa saber onde ela está e aonde ela quer chegar. Para quem julga haver grandes diferenças entre a gestão de carreira no setor público e privado, explicou que não é bem assim.

Ao longo da conversa com a jornalista do Conselho Federal de Administração (CFA), Elisa Ventura, falou do melhor período para procurar emprego ou migrar para outra empresa; deu dicas de como montar bem um currículo e ensinou a usar o Linkedin de forma estratégica. Essa plataforma, de acordo com o gestor, é a maior janela de oportunidades profissional da atualidade.

“A Gestão de carreira tem que ser feita o tempo todo e isso é um paradigma que também mudou ao longo do tempo. No passado, a pessoa entrava em uma empresa e ficava naquele emprego pra sempre. Hoje, não. As pessoas têm outra perspectiva e elas têm domínio da sua carreira”, disse.

Entre as habilidades indispensáveis em um mercado de trabalho tão dinâmico, no qual é necessário se reinventar de tempos em tempos, Leonardo deu ênfase à língua portuguesa. Idiomas estrangeiros, como o inglês, são também fundamentais em muitas áreas, mas ele lembrou que quem não sabe português tem maior dificuldade de conseguir um emprego e/ou de se candidatar a cargos melhores.

O autoconhecimento também foi mencionado pelo gestor como uma característica imprescindível para que alguém consiga alinhar, junto à carreira, seus objetivos de vida. “Ninguém é só trabalho”, ponderou.

Ficou interessado? Confira a entrevista toda aqui.

POR: ASCOM CFA