You are currently viewing Para os ADMs, “2020 é o ano das oportunidades”

Para os ADMs, “2020 é o ano das oportunidades”

O “Mercado de trabalho para o Administrador” foi o tema da palestra do segundo dia da Jornada Acadêmica de Administração, evento realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Comunicação e Marketing, para aproximar o estudante do Sistema CFA/CRAs. O assunto foi apresentado pelo administrador, professor e pesquisador Douglas Veit.

Segundo ele, 2020 tem sido um ano desafiador, mas também cheio de oportunidades. “A crise gerada pela pandemia da Covid-19 agitou o mercado e fez o setor avançar muitos anos, fazendo a gente mudar a forma como trabalhamos”, disse. Já no início da palestra, Douglas destacou que o administrador é um profissional completo, pois conhece a organização como um todo. “É um dos poucos cursos que possibilitam isso. Temos, então, grande vantagem se soubermos usar esse diferencial”, explicou.

Citando a frase “As mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso”, dita por Klaus Schwab, o palestrante voltou a falar do atual momento, alertando para o perigo de ficar parado em tempos de crise. “Isso não é novo, a gente já passou por outras situações semelhantes”, falou. Em seguida, Douglas apresentou um histórico das revoluções industriais que o mundo já enfrentou. A atual, chamada de Revolução 4.0, é muito centrada no uso da tecnologia.

“Temos que enxergá-las como uma oportunidade, pois isso será uma constante. E o mercado de trabalho precisa de profissionais proativos, que respondam com rapidez e agilidade a todas essas transformações. Os proativos estão na frente daqueles que apenas reagem”, alertou o administrador.

Ainda durante a palestra, Douglas mencionou que as transformações vão continuar acontecendo, mas em uma velocidade cada vez maior. A pandemia acabou por acelerar muitas mudanças e, para o futuro, ele acredita que não haverá mais profissão. Segundo o palestrante, o mercado de trabalho avaliará muito mais a competência do que a formação propriamente dita. “Não se contentem apenas com as lições de Taylor ou Fayol. Vão adiante”, sugeriu ele aos mais de 260 estudantes que acompanharam o segundo dia da Jornada.

“Apesar dos desafios, os administradores e os futuros profissionais de administração precisam perceber as coisas boas que estão acontecendo nesta pandemia. O home office, por exemplo, trouxe muito mais qualidade de vida; o ensino a distância tornou-se uma possibilidade viável e que pode atrair muito mais pessoas para o ensino superior. Essas coisas precisam ser mantidas”, afirmou.

Com relação ao futuro, as áreas que estarão em alta são ligadas à administração como Finanças e Gestão de Pessoas. Contudo, para atuar nesse mercado, cinco habilidades são fundamentais: estar antenado aos avanços tecnológicos, pensamento crítico, gestão de pessoas, inteligência emocional e flexibilidade cognitiva.

Por fim, Douglas lembrou que a tecnologia não é meio, mas fim e orientou que todos buscassem usá-la, pois elas vão aumentar a competitividade dos profissionais. “Tudo mudou e mudou exatamente agora. Vocês são o futuro da gestão no Brasil, são vocês que  vão mudar isso. Por isso, vamos nos preparar, pois o mercado nos exige preparação e constante mudança”, aconselhou o palestrante.

Perdeu a palestra do segundo dia? Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra. A Jornada Acadêmica de Administração termina amanhã, 27 de agosto. Serão emitidos certificados de participação para todos que fizerem a solicitação por meio do link, que será divulgado no chat, ao final do evento.

Mais informações clique aqui.

Ana Graciele Gonçalves

Fonte: ASCOM CFA