You are currently viewing Live do CFA discutirá saúde mental e a importância do autocuidado

Live do CFA discutirá saúde mental e a importância do autocuidado

Para o psicólogo Wagner Costa, “cuidar da mente é se comprometer com a construção de uma vida para si mesma” 

Esgotamento mental e sobrecarga de trabalho, duas classificações médicas ainda desconhecidas por boa parte dos profissionais brasileiros que podem desencadear a Síndrome de Burnout. Caracterizado por um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e estresse, a síndrome necessita de uma atenção redobrada, principalmente pelo período de tensão e fadiga provocado pela pandemia da Covid-19.

“Pesquisas demonstram que a pandemia está gerando estresse e ansiedade nas pessoas. Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para a necessidade de se montar um plano estratégico de cuidado da saúde mental da população pela cobrança do retorno aos trabalhos após a paralisação de alguns setores”, afirmou o especialista em psicologia positiva e mestre em Ciências da Saúde, Wagner Costa.

Por conta da seriedade do tema e da campanha de conscientização do Janeiro Branco, mês que busca chamar a atenção para a saúde mental na vida das pessoas, o Conselho Federal de Administração (CFA) vai promover uma live, dia 21, às 16h30, pelo canal CFAPlay, no Youtube, sobre ansiedade, estresse, relacionamento no trabalho, visão de mundo e Burnout. Convidado para participar do bate-papo, Wagner Costa afirma que “conhecer os sintomas, as causas e como lidar com a Síndrome de Burnout será extremamente necessário para o ano de 2021”, e agradeceu pela oportunidade em falar do tema. Wagner Costa é graduado em licenciatura plena em Física, em Psicologia e possui pós-graduação em Pedagogia Hospitalar pela Universidade Gama Filho, além de ser psicanalista clínico com formação em Programação Neurolinguística e Hipnoterapia.

Saiu na RBA 

Não é de hoje que a autarquia trata sobre o assunto. Inclusive, a Revista Brasileira de Administração (RBA), edição 138, já abordou a síndrome de Burnout na edição especial do exemplar com a participação de profissionais especialistas no tema. Acesse, agora mesmo, a matéria e saiba mais sobre o distúrbio silencioso que enfraquece a saúde dos profissionais brasileiros. (Clique aqui)

Paulo Melo

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA