CRA-AL em trabalho conjunto com a Juceal

Na manhã da última sexta-feira (24.07.2015) o Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL), acompanhou o Conselheiro Suplente, Adm. Fabiano Duarte, em uma de suas reuniões na Junta Comercial de Alagoas (Juceal) enquanto Vogal do órgão e representante deste Conselho. Duarte passou a compor o Plenário em janeiro de 2015 (início das gestões atuais das duas Casas), juntamente com personalidades de Instituições como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio), entre outras.
De acordo com a Lei nº 8.934 que dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, “ao Plenário da Juceal compete o julgamento dos processos em grau de recurso, nos termos previstos no regulamento da citada Lei”. Segundo o Adm. Fabiano, graças à atual estrutura de formação do Pleno, algumas melhorias foram implementadas a fim de dar celeridade aos processos. “Quando falo melhorias, estou falando em tornar efetivo e célere o despacho de processos administrativos. Como administrador, já tinha experiência neste quesito, o que tornou a adaptação mais fácil”, afirma o Adm. Fabiano.
O CRA-AL tem representação também no Conselho Curador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Parcerias como esta são de fundamental importância, uma vez que, esta Autarquia tem como missão basilar a fiscalização do exercício legal da profissão de Administrador e conforme a Lei n° 4.769, “é de obrigação das micro e pequenas empresas que registradas na Junta Comercial e que atuem no campo privativo da administração, terem um profissional devidamente graduado na área, registrado no Conselho e adimplentes”.
Fabiano Duarte explica que sua função não é a de impor, mas orientar.  “Como vogal, eu não posso obrigar uma empresa a contratar um Administrador. O que faço como representante do Conselho na Junta Comercial é buscar a conscientização do contribuinte quanto à sua responsabilidade técnica e social”, finaliza o Administrador.
DSCF2866
Leonardo Martins (Juceal), Dr. Alberto Nonô (OAB), Especialista em Economia Marcos Calheiros, Dr. Fábio Tenório (OAB), Conselheiro Adm. Fabiano Duarte.

Deixe um comentário