You are currently viewing 74% dos entrevistados revelam preocupação alta com a Covid-19

74% dos entrevistados revelam preocupação alta com a Covid-19

Pandemia, isolamento social e economia. As palavras definem bem o momento em que a população mundial vive por conta da Covid-19 e seu impacto no cenário econômico. Diante dessa turbulenta situação, o Conselho Federal de Administração (CFA) – por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP) – realizou pesquisa e constatou que 74,8% dos entrevistados têm o nível de preocupação entre alto e altíssimo com o novo coronavírus. 

Outro dado importante obtido pela pesquisa é que 52,1% dos empregadores não desenvolvem qualquer metodologia de gestão de riscos em seu negócio, e apenas 10,7% informaram que há um planejamento completo de gestão de riscos. O planejamento estratégico de modo geral, aliado ao planejamento de riscos é essencial para que as empresas passem por momentos de dificuldade e crises.

A pesquisa também revelou que 80,5% dos respondentes – no segmento empregados – afirmam ter conhecimento sobre planejamento financeiro familiar. Mesmo diante deste conhecimento é preocupante a constatação que em meio a possibilidade de perder o emprego, ou seja, perda da renda, 36,5%, dos empregados conseguiria se manter apenas com suas reservas entre 1 a 3 meses, e apenas 10,4% do público afirmou ter recursos suficientes para mais de 12 meses sem renda.  

Para o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Macedo, “a proposta desta pesquisa foi  observar os impactos gerados pela Covid-19 na sociedade brasileira.Trazer à luz sentimentos, expectativas, tendências dos usuários que têm contato com os serviços do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração”.

A pesquisa foi aplicada de forma on-line entre os dias 28 e 31 de março deste ano, e teve como público alvo: profissionais liberais, empregadores, servidores públicos, empregados da iniciativa privada e estudantes. Para acessar o relatório com o resultado final clique aqui.  

Fonte: ASCOM CFA