4 maneiras eficientes de convencer seus clientes a abrirem seu e-mail marketing

Se você deseja ser um “e-mail marketer” de sucesso, é extremamente importante que seus assinantes abram seus e-mails. Afinal, se sua audiência não abrir suas propagandas, será impossível para eles realizar algum tipo de ação, como clicar em seus links, visitar seu site ou mesmo realizar a compra de um produto ou serviço.
Mas como fazê-los abrir seus e-mails promocionais de forma regular? Existem 4 maneiras de fazer isso: resolver um problema, fazê-los economizar dinheiro, fazê-los se sentirem mais inteligentes ou entretê-los.

1 – Resolva um problema

Se você soubesse que um e-mail marketing poderia ajudá-lo a resolver um problema que você estivesse enfrentando, você se inscreveria nele? Se a empresa prometesse a você que cada e-mail enviado o deixaria mais perto de resolver esse problema, você iria abrir essas mensagens, não é?
Um bom exemplo de uma empresa que faz isso de forma correta é o Quibb, um site de notícias profissional que permite que as pessoas compartilhem o que estão lendo para o trabalho. Ele ajuda seus assinantes a resolver os seus problemas através da leitura de notícias importantes, permitindo que os leitores tenham acesso rapidamente a tudo que for relevante em sua área de atuação. A abordagem de resolução de problemas do Quibb traduz-se numa taxa de abertura média de seu e-mail marketing que varia entre 50 e 70 por cento, diariamente. Número significativamente mais elevado que a taxa de abertura de e-mail marketing média na América do Norte, que é de 25,6 por cento, de acordo com a Direct Marketing Association.

2 – Faça-os economizar dinheiro

Groupon e outros serviços de envio de ofertas diárias estão ficando cada dia mais famosos, por oferecerem oportunidades para que seus clientes economizem dinheiro. É claro que você tem que gastar dinheiro para economizar, mas pode ser muito atraente obter 50% de desconto em um jantar em um restaurante que você sempre quis experimentar ou 40% de desconto na troca de óleo do seu carro, que você vem adiando há meses.
Assim, as empresas que desejam oferecer promoções por e-mail, muitas vezes, colocam palavras como “free”, “economize”, “venda” ou “frete grátis” nos títulos de seus e-mails promocionais. Muitas pessoas salvam estes e-mails em sua caixa de entrada para a próxima vez que forem fazer compras em uma loja on-line.
Para seus e-mails promocionais, teste diferentes tipos de ofertas. Algumas vezes, o frete grátis é mais efetivo do que uma porcentagem de desconto na compra. Em outros casos, a economia de alguns reais pode funcionar melhor. Teste alguns títulos promocionais em seus e-mails e veja o que funciona melhor com sua audiência.

3 – Faça-os se sentirem mais inteligentes

Alguns de nós adotam o lema de “estar sempre aprendendo” em suas vidas. Para aprimorar nossas habilidades, lemos publicações de negócios ou comércio, ou podemos fazer cursos profissionalizantes para melhorarmos nosso currículo. E muitos comerciantes exploram esse desejo de nos tornarmos mais inteligente através do envio de e-mails que prometem exatamente isso.
Muitos profissionais que utilizam esta estratégia possuem números interessantes no quesito “abertura de e-mails”, além de conseguirem reverberar suas palavras nas redes sociais, fazendo com que o número de assinantes de sua newsletter aumente consideravelmente.
Se os e-mails que sua empresa enviam tendem a ser apenas focados em vender, tente variar a próxima vez. Envie também e-mails informativos, que ensinam algo, e não apenas “e-mails vendedores”.

4 – Entretenha-os

Alguns profissionais costumam incluir vídeos engraçados ou inusitados em seus e-mails promocionais para atraírem a atenção de seus consumidores. Além de oferecerem seus produtos, como fazem habitualmente, eles também oferecem uma opção de entretenimento para seus leitores, criando vínculos mais próximos com as pessoas que estão próximas de clicarem e realizarem alguma ação pretendida pela empresa.
É possível criar um e-mail que tanto pode divertir seus assinantes como também fazê-los economizar dinheiro, ou um e-mail que tanto pode tornar as pessoas mais inteligentes quanto pode proporcioná-los algumas formas de otimizarem seu tempo, por exemplo. Porém, a maioria dos e-mails promocionais focam em apenas um destes aspectos. Tente variações que funcionem para sua audiência!
Dê uma olhada em suas mensagens de marketing enviadas recentemente. Você consegue identificar qual dos quatro motivos acima estão convencendo seus assinantes a abrirem e lerem seus e-mails? Se sua resposta é “nenhum deles”, seria interessante que você reconsiderasse suas técnicas de abordagem.

Texto adaptado do original 4 Ways to Get Customers to Open Your Emails, publicado pela Entrepreneur.
 

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