O CRA/AL promoverá em setembro o I Workshop de Gestão Pública

O CRA/AL promoverá em setembro o I Workshop de Gestão Pública
Evento nos dias 2 e 3 de setembro terá apoio da AMA e contará com apresentação do Índice de Governança Municipal.
Ampliar a qualidade da gestão pública dos municípios de Alagoas. Esse é a meta firmada na parceria entre o Conselho Regional de Administração e a Associação dos Municípios Alagoanos que resulta na promoção nos dias 2 e 3 de setembro do Workshop de Gestão Pública, para apresentar uma importante ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração: o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA). O assunto foi debatido em uma reunião nesta terça-feira, na sede da AMA, e definiu que as duas instituições vão trabalhar juntas para auxiliar os gestores municipais a realizarem um diagnóstico em diversas áreas do setor público.
Segundo a presidente do CRA/AL, Jociara Correia, o índice também permite melhorar o planejamento e definir a priorização das políticas públicas municipais, duas ações que são da competência dos profissionais de administração. “O objetivo é capacitar os profissionais da Administração para atuarem na governança pública, com foco nos municípios, ampliando as conquistas que chegam ao dia a dia do cidadão. Queremos que os prefeitos percebam que o IGM-CFA é um referencial para elaboração de uma boa gestão”, afirmou.
Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley – prefeito de Cacimbinhas -, o workshop, que terá o apoio da entidade, será uma oportunidade de se debater com os profissionais da Administração os problemas atuais pelos quais passam os municípios, bem como trabalhar pela busca de soluções, já que os recursos financeiros estão cada vez mais escassos ao mesmo tempo em que a demanda de serviços é ampliada. “O municipalismo brasileiro precisa de apoio e saídas para ampliar suas ações que beneficiam a todos”, observou.
Além da presidente, o CRA/AL esteve representado na reunião pelos diretores Dawison Calheiros e Luiz Carlos e dos conselheiros Rogério Gouveia, Isis de Araújo e Ediberto Omena.
ENTENDA
O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e outras.

Deixe um comentário