A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas

É grande o número de pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, mas o pequeno empresário não tem noção da importância da metodologia de Planejamento Estratégico (PE) para sua organização. Aderir ao (PE), significa conhecer o mercado que atua, seja ele consumidor, concorrente e fornecedor. Saber analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, buscando um processo de melhoria continua. E principalmente, visualizar as ameaças e oportunidades que estão no contexto da sua organização.
A empresa que não se conhece, não sabe sua razão de ser, ou nem em que direção seguir, não sabe onde irá chegar. Desenvolver a missão e a visão organizacional é um processo fundamental para sua identidade empresarial.
Sabendo aonde quer chegar, começa o processo de desenvolver suas estratégias de negócios, baseado sempre no aumento da lucratividade, melhor rentabilidade e sustentabilidade. Um mapa estratégico, com objetivos bem definidos e metas respaldadas em planos de ações ajudará no crescimento da empresa.
O principal motivo de falência de empresas é a falta de uma boa gestão.

Deixe um comentário