A RBA sai mais uma vez na frente, com a edição 149, ao abordar temas quentes que são tendências ou realidade no mercado de trabalho e na sociedade. Um exemplo é a matéria de capa, intitulada ‘Um em dois’, que mostra fenômeno no qual um funcionário celetista trabalha para duas empresas diferentes, na mesma jornada de trabalho.
Fruto do home office, a novidade não é ilegal, mas há limites para que seja realizada sem que ofereça risco de demissão. Seja pela oportunidade de aumentar a renda ou mesmo complementá-la, o fenômeno tem se tornado comum em outros países e já chegou ao Brasil.
A financeirização da economia também é abordada nas páginas a seguir, uma vez que ela contribuiu para a diminuição do número de indústrias no país, na visão de pesquisadores. Já sobre o mercado consumidor, o tema reduflação aparece como novidade e desperta curiosidade sobre o que é o termo e o que ele significa.
Carreira e gestão
Outra reflexão, desta vez sobre carreira, aparece na matéria ‘especialista ou generalista’. Nela, o leitor verá em qual perfil vale mais a pena investir ou mesmo descobrir como o mercado avalia as duas características.
Já na matéria ‘finanças na administração’, é possível compreender por que a área é de vital importância para os gestores e para as empresas. Além de abarcar diferentes funções, você verá por que ela é fundamental para a sobrevivência das organizações.
Outra área abordada na RBA 149 é a ‘administração estratégica‘. Saiba o que é o setor e disciplina, de mesmo nome, que englobam as melhores cabeças das empresas e suas funções que englobam, sobretudo, planejamento e inteligência de mercado.
A administração governamental é mais uma vez posta em cheque, quando o assunto é aplicação de recursos públicos. Na matéria ‘Show de gastos’, fatos recentes sobre cachês de cantores famosos, em municípios cuja renda total equivale a uma noite da atração, mostra a importância de aplicar boas práticas de gestão profissional no âmbito dos municípios.
Boas práticas
Já no quesito novidade, a simplificação da linguagem nos contratos e a redução do número de páginas são temas da matéria ‘juridiquês, para quê?‘. Grandes empresas já vêm adotando com sucesso o novo modelo que é visto como inovação por especialistas.
Você já pensou em quanto tempo gasta no trânsito e por que a mobilidade ainda é um grande problema nas grandes cidades brasileiras? A RBA traz não apenas a visão de especialistas sobre o assunto, bem como soluções simples e escalonáveis que poderiam melhorar o dia a dia da população.
Em busca de soluções para melhorar o relacionamento, em tempos de guerra no exterior e de polarização política no Brasil, a RBA mostra nas páginas a seguir o que é ‘comunicação não violenta’ e o que ela pode ajudar na resolução de conflitos. Aplicável em empresas e na vida pessoal, o conceito é antigo, mas pode mudar o mindset em quem utilizá-la.
Clique aqui para ver a edição completa.
Fonte: Leon Santos, editor-chefe (CFA)