Chegou a hora de discutir o alto preço da carga tributária no Brasil. Esse é o tema de capa da RBA 147 que está no ar e traz notícias sobre o mundo da Administração, bem como tendências e novidades sobre a área de negócios em geral.
Se você nunca ouviu falar em Phygital é hora de assimilar o termo e implantá-lo em sua empresa, enquanto verifica o quanto ganha ou perde ao não integrar os mundos físico e digital. Muito além do Omnichannel, o conceito está consolidado e já domina o mercado.
Outra tendência gira em torno da palavra experiência. A publicidade há tempos não é mais suficiente para conquistar e fidelizar clientes, por isso o Customer Experience Management (Gerenciamento de experiência do consumidor), tornou-se área estratégica do marketing, com vida própria em paralelo ao CRM.
Com a superexposição na mídia, em especial nas redes sociais, o branding também é assunto de matéria que mostra a importância da área e que pode representar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Reputação e imagem são ativos fundamentais hoje em dia, e gerenciá-los requer conhecimento específico, radar voltado aos canais de informação e entretenimento, além de pessoal qualificado, estratégia, recursos e tempo.
Tendências
O êxodo laboral, liderado pelos profissionais de TI, já é uma realidade no mercado de trabalho brasileiro, entre aqueles que preferem home office ou trabalho híbrido. Com isso, empresas se movem para reterem os melhores talentos e repensarem suas estruturas e modelos de trabalho.
O metaverso e o NFT, por outro lado, são nichos que já disputam espaço na mente e nas preferências de consumidores mundo afora, com as realidades virtual e aumentada. Entender o que são tais segmentos, quem é esse público-usuário e o tipo de comportamento que o motiva é o novo paradigma que pode ter efeito tão avassalador no mercado quanto a própria pandemia.
Já na esteira da guerra que assola o leste europeu, onde os ciberataques são uma constante, o jogo de xadrez na segurança digital já faz parte da realidade dos brasileiros. A edição 147, da RBA, mostra a importância de ter empresas preparadas e bem-informadas não apenas sobre a proteção de seus dados, mas também as sanções da LGPD e implicações que a empresa acarreta ao ter seus dados roubados.
A importância da modernização da gestão esportiva também é destaque nesta edição com a Sociedade Anônima do Futebol, modelo que tem conquistado times brasileiros e pode se estender a outras modalidades esportivas. Além de lucro, o futuro parece ser daqueles que buscam na iniciativa privada e no capital concentrado em poucas mãos que arcam com as despesas e lucros e dispensam as politicagens que apequenaram grandes agremiações do futebol brasileiro.
Seja nosso convidado nesta viagem de realidades que mais parecem sonhos, contudo, já fazem parte do cotidiano. Administração e informação apresentada de um de modo diferente e inovador, você só encontra aqui.
Por: Leon Santos, jornalista-editor.