You are currently viewing Universo digital já é realidade no governo brasileiro

Universo digital já é realidade no governo brasileiro

Iniciativas como o Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública, realizado no ano passado em Brasília, demonstram a importância do assunto para o setor público.  O Portal Gov.br, lançado também em 2019, é outro exemplo de que o governo federal já entendeu que a comunicação compreende, cada vez mais, uma linguagem: a digital.

Para falar sobre os desafios da análise de dados no setor público, o Conselho Federal de Administração recebeu nesta terça-feira o analista de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, Alex Pereira. Ele conversou com a jornalista Elisa Ventura e falou sobre a falta de mão de obra especializada, o trabalho de tratamento e lapidação das bases e da elaboração de um objetivo estratégico que guie quais dados devem ou não ser coletados.

“Hoje a demanda por esses profissionais está maior do que a oferta, principalmente no setor público. Na minha visão, todos os analistas da administração pública deveriam entender o mínimo de ciência de dados, de análise de dados para poderem estar atualizados com o futuro”, afirmou.

O professor também falou de uma das mais conhecidas plataformas para competições de Data Science públicas, privadas e acadêmicas que tem se despontado como “fonte de reconhecimento de competência técnica”. Além disso, elencou uma seleta bibliografia para quem tem interesse em saber mais sobre dados no setor público.

Para conferir todas essas informações e a entrevista completa, clique aqui.

Assessoria de Comunicação CFA