You are currently viewing Quais habilidades você já possui para conquistar seus objetivos?

Quais habilidades você já possui para conquistar seus objetivos?

Habilidades e competências. A minha, talvez, seja escrever esta matéria para auxiliá-lo a entender mais quais você possui. Na verdade, não somente eu, mas um time de profissionais de Administração especialistas sobre o assunto. A questão vem da academia e, atualmente, é discutida pela perspectiva de que o processo de aprendizagem possa ser menos teoria e mais prática, com o objetivo no desenvolvimento e preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. 

Antes de mais nada, segundo o administrador Francisco Assis, “as habilidades podem ser trabalhadas com o olhar para dentro, identificando na prática e com o raciocínio crítico e pessoal, de como aquilo que ele enxerga como diferencial se destaca e levará aquele interesse adiante”, disse. 

Na mesma linha, o diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Administração (CFA), Diego da Costa, acrescenta. Para ele, “olhar as disciplinas que têm uma afinidade maior pode ser uma alternativa. A mudança acontece dentro de cada um de nós, as habilidades estão no nosso interior e é preciso aflorar isso”, acrescentou. 

Se tiramos o significado do dicionário, a resposta para esta matéria poderia ser escrita em uma frase por exemplo, isso porque o conceito define bem a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade ou aptidão. 

“Não tenho sombras de dúvidas de que as habilidades, quando bem identificadas, trabalhadas e exercitadas, são bem desenvolvidas. Aflorar as habilidades é um exercício diário, do olhar para dentro e trazer a prática. Inexiste exercício mais intenso e de poder indutivo se não este enquanto identificar os pontos fracos e fortes que nos leva ao objetivo”, ressaltou Assis. 

Saber ou conhecer 

Na Administração, por exemplo, podemos compreender a situação complexa, planejar a abordagem, executar o planejamento e/ou analisar criticamente as alternativas e as experiências. Para estar no mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, os estudantes devem ser preparados, como futuros profissionais, para estarem dispostos a lidar com as adversidades e diferentes situações de uma forma criativa e eficiente.

O que concorda  o professor do curso de Administração, Marcelo Hegüin, quando trata da habilidades em conjunto com o saber fazer. 

“Tudo está associado, habilidades, saber, conhecer e fazer. É preciso estar atendo, identificar, relacionar, analisar, sintetizar, e julgar necessário a situação. Se estou pronto, me faço responsável pela diferença e resolvo o problema. Só depende de mim enquanto estudante, profissional ou especialista sobre o assunto”, concluiu.

Fonte: ASCOM CFA