You are currently viewing People Analytics foi o tema do primeiro dia do evento promovido pelo CFA

People Analytics foi o tema do primeiro dia do evento promovido pelo CFA

Evento on-line e totalmente gratuito quer aproximar os estudantes de administração do Sistema CFA/CRAs

Mais de 275 estudantes acompanharam o primeiro dia da Jornada Acadêmica de Administração. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) por meio da Câmara de Comunicação e Marketing (CCM), começou na tarde desta terça-feira, 25, com a participação da administradora e especialista em Desenvolvimento Humano, Alexsandra Leite. Ela ministrou a palestra “People Analytics com foco no profissional de Administração”.

Na abertura da Jornada, a diretora e Formação Profissional do CFA, Cláudia Stadtlober, deu boas vindas aos participantes e destacou a importância a tecnologia nesse tempo de pandemia. “Por meio dela estamos mais próximos dos estudantes da área de Administração. Nesse momento, todos estão vendo o quanto a Administração é importante. Vocês são os profissionais do amanhã, que com certeza terão preparação excelente para enfrentar os desafios que virão pela frente. Um ótimo evento para todos”, disse a conselheira.

Alexsandra começou falando que People Analytics é uma ferramenta para ajudar na gestão de pessoas. Para facilitar o entendimento, ela apresentou dados de diferentes pesquisas que apontam o nível de desengajamento dos profissionais no mundo do trabalho e o quanto isso impacta na empresa e até na economia de uma país. “63% das pessoas não estão engajadas nas suas funções. Isso significa que elas estão insatisfeitas com o trabalho que desenvolvem. Um profissional assim não entrega resultados, gerando muito prejuízo”, afirmou.

Por outro lado, das empresas com maior engajamento, 22% são mais lucrativas, possuem 37% menos rotatividade e 21% são mais produtivas. “O People Analytics eleva a gestão de pessoas a outro patamar”, comentou Alexsandra. Para explicar melhor o significado do termo, ela apresentou o conceito adotado pelo CEO da Humanyze e expert no assunto, Ben Waber: “usar dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, seguidores.”.

“69% das empresas americanas estão realizando o processo de integrar dados. Ou seja, traduzir comportamento humano para aumentar o engajamento e aumentar resultados em suas empresas”, contou a palestrante. Para fazer essa integração de dados, são usados softwares específicos que utilizam tecnologia Big Data. “Hoje as pessoas abrem mão de um excelente salário para ir atrás de um lugar que esteja mais conectado com seus propósitos. Então, quando a empresa cruza esses dados, ela consegue compreender melhor o perfil do seu colaborador, visualizar gaps e habilidades a serem desenvolvidas”, pontuou.

Alexsandra mostrou vários gráficos que mostram mapeamentos reais de perfis de profissionais. Eles revelaram que nem sempre a pessoa está no cargo ou funções adequados, pois ela tem habilidades que poderiam ser exploradas em outros setores na empresas. “Com o People Analytics, a empresa terá um painel com índices e resultados do trabalho que possibilitará colocar os colaboradores  nos locais certos, de acordo com suas aptidões”, destacou a administradora.

People Analytics também é usado para promover o recrutamento e seleção de pessoas. Alexsandra comentou que já chegou a dedicar 14 horas para realizar um processo seletivo. Com o cruzamento de dados, esse tipo de trabalho foi otimizado em 50%. “Ele permite encontrar o candidato com a habilidade ideal para aquela vaga. Dizem que você contrata pelo currículo e demite pelo comportamento. Com o People Analytics, é o inverso.”, ressaltou.

A palestra do primeiro dia da Jornada Acadêmica de Administração está disponível, na íntegra, no CFAPlay. O evento continua nos dias 26 e 27 de agosto. Serão emitidos certificados de participação para todos que fizerem a solicitação por meio do link, que será divulgado no chat, ao final do evento.

Mais informações clique aqui.

Ana Graciele Gonçalves

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA