You are currently viewing Pandemia de coronavírus impõe uma nova rotina de estudos

Pandemia de coronavírus impõe uma nova rotina de estudos

Para evitar a transmissão do novo coronavírus, os governos estaduais e distrital determinaram o fechamento de vários estabelecimentos, entre eles as instituições de ensino. A medida visa evitar aglomeração de pessoas e, consequentemente, a disseminação da Covid-19.

Com escolas e universidades fechadas, estudantes terão um desafio a mais para não perder o ano letivo. Para não ficar parado, a alternativa é manter uma rotina de estudo dentro de casa. Confira as dicas:

Defina uma rotina

Assim como no home office, quem estuda em casa precisa estabelecer uma rotina. O ideal é que os estudos aconteçam sempre no mesmo horário e o local seja bem iluminado e arejado. Outra dica fundamental é evitar distrações como televisão e uso de redes sociais.

Faça um cronograma de estudos

Separe as disciplinas que irá estudar. Por exemplo: na segunda-feira, estude Teoria Geral da Administração (TGA); na terça-feira, estude Recursos Humanos; e por aí vai. As faculdades costumam entregar para o estudante os planos de ensino com a referência biblioteca de cada matéria. Leia os livros sugeridos,é muito importante esta leitura. A especialista em Desenvolvimento Humano e franqueada da SBCoanching em Brasília, Alexsandra Leite, sugere que os alunos definam metas e montem um cronograma das matérias. “é importante estabelecer prazos para estudo”, sugere.

Peça apoio aos familiares

Avise a família que está estudando naquele determinado horário e peça a todos que evitem possíveis perturbações. Estudantes que têm filhos pequenos, o desafio é um pouco maior. Tente oferecer atividades pedagógicas com desenhos e pinturas para que eles façam enquanto você estuda. Ou estabeleça uma rotina de estudo nos horários em que eles costumam dormir.

Adiante o TCC

Vai ficar parado na quarentena? Não mesmo! Aproveite para fazer o levantamento bibliográfico do tema do seu TCC. Busque, na internet, artigos e pesquisas que possam ser usadas como referência. Use e abuse do Google Acadêmico.

Use o entretenimento a seu favor

Que tal assistir filmes e séries que tragam lições para o mundo da Administração? A série Game of Thrones, por exemplo, traz lições sobre liderança. Quer saber mais? Leia a matéria sobre essa série na Revista Brasileira de Administração.

Desenvolver competências

Alexandra recomenda, ainda, que esse período é propício para se capacitar e desenvolver competências e habilidades diversas como comunicação, inteligência emocional, entre outros. “Existem vários cursos on line que, nessa quarentena, estão disponibilizando vídeos gratuitos. Então, é interessante aproveitar esse período para se desenvolver”, ensina a administradora. No site www.wayofcoach.com.br tem alguns cursos, como o “Carreira de águia – Como iniciar uma carreira de sucesso” que está com desconto de 60% para quem usar o cupom “ficaemcasa”.

Aulas online

Muitas faculdades estão oferecendo aulas na modalidade a distância para os alunos dos cursos presenciais. A medida foi autorizada pela portaria nº 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação, que permite, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino. Para que a rotina de estudo on line seja produtiva, vale seguir todas as dicas acima.

Use a abuse dos e-books

Uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar muitos e-books sobre Administração. O CFA separou alguns. Clique nos links e boa leitura.

Ramos da Administração

Como criar um plano de negócios

Recrutar é um talento

Funil de vendas na prática

Planejamento estratégico: da construção a execução

Fonte: ASCOM CFA