Palavra da Presidente Admª Jociara Correia

Palavra da Presidente Admª Jociara Correia

O Conselho Regional de Administração de Alagoas é uma entidade pública consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo nas áreas da Administração. Desenvolve também o trabalho de apoiar, auxiliar e defender os direitos dos profissionais. Possui as finalidades de dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração; fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador; organizar e manter o registro de Administrador; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei nº 4.769/65; e expedir as carteiras profissionais dos Administradores e Tecnólogos.

Em meio aos desafios que o nosso país e o mundo enfrentam em 2020, passamos a ter, nos últimos meses, pequenas melhorias que geraram certo otimismo. Por isso, é importante não cairmos em desesperança e pessimismo. Um dos pioneiros da Administração, Henry Ford, já dizia: “Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se”.

Durante 2019, o CRA-AL, apesar das adversidades, acreditou sempre poder. Conseguimos implantar projetos importantíssimos para nossa profissão, desde a implantação da Seccional em Arapiraca, ampliando os serviços ofertados à classe administradora da segunda maior cidade de Alagoas, passando pela remodelagem do site – agora um portal, além da construção do planejamento estratégico para o triênio 2019-2021 alinhado ao do Conselho Federal de Administração – CFA. Ainda, reestruturamos o Fórum de Coordenadores de Cursos de Administração.

Realizamos, também em 2019, 06 eventos do Programa Encontros no CRA, totalizando 256 participantes, e 02 edições do ADM Mandaver (Maceió e Arapiraca) com 750 participantes, além da realização de 20 ações em instituições de ensino superior – CRA vai às IES, tanto na capital como no interior.

Desde maio de 2019, o CRA-AL é apoiador do programa Sextas do Saber, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Associação dos Tributaristas de Alagoas (Atrial). O programa consiste em um ciclo de palestras sobre gestão pública e área tributária aberto a toda a sociedade civil.

Em setembro de 2019 realizamos o Workshop de Gestão Pública – para apresentação do Índice de Governança Municipal – IGM, em parceria com o CFA, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, da Associação dos Municípios Alagoanos e da Federação da Indústrias do Estado de Alagoas, com a participação de profissionais da administração e gestores públicos municipais do estado. 38 profissionais foram capacitados.

Quanto à fiscalização, realizamos a implantação do Sistema para Gestão Administrativa, Financeira, Fiscal e Controle de Inscritos de Entidades (Implanta) que nos permitiu ampliar a fiscalização do exercício da profissão. Em 2019 foram abertos 116 processos de fiscalização. E ainda, foi implantado, em novembro de 2019, o Sistema para Gestão de Processos (SEI).

Em 2020, continuamos com a mesma atitude. Confiamos que podemos fazer e unir todos os esforços necessários para tal. Em fevereiro aprovamos o novo Plano de Cargo, Carreiras e Salários do CRA-AL, que não passava por revisão desde 2009. Realizamos o Encontros no CRA comemorativo ao mês da mulher, no dia 04 de março, com a palestra “Empreendedorismo Feminino”, com um público de 87 participantes .

No tocante à fiscalização, até agosto de 2020, foram abertos 107 processos, sendo fiscalizadas empresas das seguintes áreas de atuação: Administração de condomínio; Consultoria; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Seleção de pessoal; Holding; Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Em meio à pandemia da COVID-19 mantivemos nossos trabalhos em home office, de março a julho de 2020. Mantivemos o calendário de reuniões do Plenário, da Diretoria Executiva e de Gestão Presente, todas realizadas virtualmente. Tanto quanto, ampliamos nossa comunicação com profissionais, estudantes e a sociedade através do site e mídias sociais. Retomamos as atividades presenciais em agosto.

Permaneceremos pensando e agindo de forma consciente em relação ao futuro da profissão, no nosso estado e no país.

Para finalizar, deixamos a reflexão sobre a seguinte citação: “A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje”.

Admª Jociara Correia
Presidente do CRA-AL

 

Jociara Correia
É alagoana, Administradora (UFAL), com experiência de 10 anos em gestão pública, pós-Graduada em Gestão com Pessoas e Educação (Cesmac) e Aluna Especial do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para Inovação – UFAL.

 

Fechar Menu