You are currently viewing Oportunidade para quem quer empreender

Oportunidade para quem quer empreender

InovAtiva Brasil está com inscrições abertas para o programa de aceleração de startups 

O sonho de muitos profissionais é ser dono do próprio negócio. Porém, para empreender é preciso muito mais do que vocação. Pensando em capacitar esse público, a InovAtiva Brasil criou um programa de aceleração de startups da América Latina. As inscrições para a primeira edição de 2020 da capacitação já está com inscrições abertas.

O programa visa capacitar startups para interagir com investidores e potenciais clientes, o programa atua em parceria com grandes empresas, incubadoras, executivos de renome e até mesmo com outras aceleradoras. Os empreendedores devem se inscrever no site do programa até o dia 16 de março. Serão escolhidas até 160 startups, de qualquer lugar do Brasil, em estágio de operação e tração, que desenvolvam soluções inovadoras em produtos ou serviços.

“O nosso ciclo apresenta um programa de aceleração nacional e gratuito. Vamos selecionar negócios de todos os setores, de qualquer lugar do Brasil. Cada startup terá mentorias individuais para conexão com o mercado e com os investidores. O programa fomenta e propicia, ainda, a visibilidade das startups aceleradas”, explica o administrador e líder da comunidade do InovAtiva  Brasil em Roraima, Carlos Varela.

Ele diz, ainda, que o InovAtiva Brasil foi criado para ser um exemplo de política pública nacional que realiza aceleração, conexão, visibilidade, e mentoria de startups de forma gratuita para fortalecer e fomentar o sistema de inovação no Brasil. “O programa já impactou mais de 30 mil empreendedores, teve mais de 12 mil projetos submetidos, 3 mil startups treinadas, mais de mil mentores voluntários, 35 agentes voluntários e 29 líderes de comunidades espalhados por todo o Brasil. O programa já conta com 1064 startups aceleradas”, enumera o administrador.

Requisitos para seleção

Para participar do programa, a empresa deve apresentar registro CNPJ e ter as primeiras vendas já realizadas ou uma crescente base de usuários. A seleção será feita por uma rede de avaliadores qualificados que analisarão os projetos submetidos em quatro dimensões: Grau de Inovação, Grau de Maturidade da Empresa, Maturidade da Solução e Equipe.

“Ao ser selecionada para participar do programa, a startup recebe mentorias, capacitações online e à distância, oficinas de pitch e participa no InovAtiva Experience, evento de encerramento do ciclo de aceleração que possibilita a conexão dos empreendedores com o ecossistema de inovação, incluindo investidores, aceleradoras e grandes empresas. É um programa robusto que oferece o suporte necessário para o crescimento da empresa”, destaca o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Gustavo Ene,  o InovAtiva Brasil promove a conexão das startups aceleradas pelo programa com oportunidades de negócios no mercado privado para a geração de empregos qualificados e renda em todas as regiões do país.

O ecossistema hoje, ponte para o Brasil de amanhã

Com o intuito de gerar identificação e pertencimento, além de uma experiência imersiva, o InovAtiva Brasil terá “O ecossistema hoje, ponte para o Brasil de amanhã” como tema do ciclo 2020.1. Nele será destacada a importância de nutrir o ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador e capital de risco para otimizar a procura e aumentar as chances de êxito em investimentos obtidos.

Para ajudar os empreendedores de todo o país que buscam o crescimento dos seus negócios, o programa oferecerá mentorias individuais e coletivas, online e presencialmente; conteúdos especializados de capacitação; possibilidade de conexão com grandes empresas; além de visibilidade e reconhecimento por meio da possibilidade de apresentação da solução para investidores, aceleradoras privadas e executivos de grandes empresas.

As startups que concluírem todas as etapas do processo de aceleração, incluindo a participação no InovAtiva Experience, evento de encerramento do ciclo, receberão benefícios exclusivos, como desconto em produtos, serviços, taxas de associação e participação em eventos.

Sobre o InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2019, mais de 2000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e mais de 1000 delas chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores.

Fonte: ASCOM CFA