You are currently viewing Em tempo de pandemia, Fogesp vai discutir os desafios na gestão pública

Em tempo de pandemia, Fogesp vai discutir os desafios na gestão pública

O Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), realizará, de 4 a 6 de maio, o II Fórum de Gestão Pública (Fogesp). O evento, que seria realizado presencialmente em 2020 e precisou ser adiado por conta da pandemia da Covid-19, será totalmente on-line e tem como objetivos promover um intenso debate sobre o tema “Desafios da Inovação e Disruptividade na Gestão Pública” e apresentar as novidades para o setor. 
 
Em três dias de evento, o público participará de debates sobre tecnologia e inovação, conhecimento, habilidades e atitude do novo profissional da gestão pública, melhorias na gestão pública, reestruturação de processos e racionalização administrativa da gestão pública.

Para falar desses temas, o Fórum contará com a participação de um time experiente em gestão pública. Entre os palestrantes confirmados estão prefeitos, governadores, gestores públicos e administradores como a secretária especial de Assunto Federativos, Débora Arôxa; o professor especialista em Gestão e Governança para Conselhos Profissionais, Paulo Porto; a professora universitária, Nilsa Fleury; do professor e consultor, Felipe Ansaloni; e o administrador, professor e pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Ferreira Braga Tadeu.

De acordo com o vice-presidente do CFA, Rogério Ramos, defender a profissionalização da gestão pública é uma das prioridades da autarquia. “O Brasil já sofria com a má ingerência pública. Nós, do Sistema CFA/CRAs, sempre alertamos a sociedade quanto a isso. Mas, com a pandemia, todos os problemas ficaram ainda mais graves. Se não superarmos essa ineficiência, corremos o risco de não controlarmos o avanço dessa doença, que já vitimou muitas pessoas e penalizou muitas famílias”, disse, ressaltando que o Fogesp, nesse sentido, acontece em um momento oportuno. “Teremos a chance de colocar essas questões na mesa e, junto com gestores públicos de todo o país, discutir e propor soluções que possam colocar o Brasil nos eixos”, completou o administrador.

O presidente do CRA-MG, Jehu Pinto de Aguilar Filho, adiantou que o Fogesp manterá o padrão de qualidade da edição presencial. Para tanto, ele e sua equipe trabalham a todo vapor para levar palestrantes nacionais que estejam engajados com a gestão pública. “Queremos levar exemplos de boa gestão de cada estado brasileiro. A ideia é promover o compartilhamento de experiências e atender aos anseios dos profissionais de Administração”, explica.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Gilmar Camargo, o Fogesp tem várias importâncias para o Sistema. Atender um segmento da Administração que está previsto na lei que regulamentou a profissão, que é a administração pública, e não havia um evento com foco nessa área e voltado para atender os profissionais que atuam nesse setor”, afirmou.

Além disso, ele destacou que o Fórum ajuda o Sistema e os profissionais a ficarem próximos dos órgão de gestão pública do país. “Desta forma, queremos despertar esses organismos públicos para a importância do profissional de Administração no comando das ações da gestão pública”, relatou o diretor.

Saiba mais

O Fogesp acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de maio. O evento é uma realização do CRA-MG em parceria com o CFA. Para participar, é preciso fazer a inscrição no Fórum.

Fonte: Ana Graciele Gonçalves (Assessoria de Comunicação CFA)