You are currently viewing A crise causada pelo Coronavírus pode ser a oportunidade que você esperava

A crise causada pelo Coronavírus pode ser a oportunidade que você esperava

Sim, a mudança de rota se faz necessária. Os tempos são difíceis, é inegável. Mas não é hora de desespero. Para aqueles micro e pequenos empresários, pode ser que surja até uma oportunidade que vai mudar para sempre o seu modelo de negócio: e para melhor!

Comece mapeando as suas finanças. Planeje-se para uma queda nas vendas e simule os impactos de uma queda significativa. Alguns setores sofrerão mais impactos que outros, mas o planejamento é regra única.

Para o professor, doutor e diretor adjunto de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração do Paraná, Fabrizzio Miller, é importante que as pessoas criem o hábito de gastar sempre menos do que ganha. “Isso é algo positivo que vamos levar dessa crise toda. É básico na Administração. É um desafio para aquelas pessoas que têm uma renda mais baixa, mas é algo que a Administração precisa, no mínimo, começar a difundir como educação financeira”, afirma.

Erros a serem evitados, segundo ele, é não separar gastos pessoais dos do negócio e não ter uma relação de gastos separada entre as despesas fixas – aluguel, pagamento da folha –  e variáveis – insumos, por exemplo.

Mapear gastos que podem ser cortados, renegociar dívidas com fornecedores, débitos a receber com clientes e empréstimos também são opções a serem levadas em conta de acordo com a urgência da necessidade.

Mas, se de todo mal, podemos tirar um bem, é preciso rastrear oportunidades. Usar ferramentas digitais, como o Instagram e o Facebook, para chegar até o público é uma saída. Além disso, as plataformas de vendas on-line são uma grande aliada em um momento de retração como esse.

Diante do Coronavírus, muitos micro e pequenos empresários optaram por aplicativos de delivery, setor que teve grande expansão nos últimos dias. No segmento de alimentação, por exemplo, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade.

“Aquelas empresas que contam com alguém que tenha formação em Administração, planejamento, organização, controle, previsibilidade, inovação, vão passar por essa situação com um pouco menos de sofrimento e dificuldade em relação a outras”, diz Miller.

Fonte: ASCOM CFA