You are currently viewing Cidades Sustentáveis – estratégia que une sustentabilidade e qualidade de vida

Cidades Sustentáveis – estratégia que une sustentabilidade e qualidade de vida

  • Post author:
  • Post category:Ano 2021

Modelos são testados em diferentes cidades do mundo e devem mudar o conceito de moradia e qualidade de vida

Imagine uma cidade moderna, onde todos os recursos são aproveitados. As pessoas caminham por todo o seu território, as ruas são limpas, seguras, os edifícios e carros são inteligentes e aproveitam recursos naturais como o sol, água, vento e outras fontes renováveis.

O que parece um cenário de filme futurista, de ficção científica, já existe. Cidades como Freiburd (Alemanha), São Francisco (EUA) e Vancouver (Canadá) já adotaram o modelo e já obtém resultados expressivos, sobretudo, na qualidade de vida de seus cidadãos.

Na América Latina, as cidades de Cochabamba (Bolívia) e Curitiba-PR também estão na lista. Elas estão em conformidade com os “Dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, traçadas em conjunto pelos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).

Criada em 2015, os objetivos fazem parte de uma agenda, assinada por 193 países, que deverá ser implementada até 2030. Entre as metas estão itens como a erradicação da pobreza, agricultura sustentável, água potável e saneamento básico; também estão inclusas na lista a produção de energia limpa, cidades e comunidades sustentáveis e o consumo e produção responsáveis.

Leia matéria na íntegra clicando aqui.

Fonte: Leon Santos.