You are currently viewing CFA tem semana movimentada de reuniões com diretores e presidentes

CFA tem semana movimentada de reuniões com diretores e presidentes

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou, nos dias 19 e 20 de novembro, o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs. O evento aconteceu no Hotel Cullinan Hplus Premium, em Brasília. No encontro, os 27 líderes dos regionais e a diretoria executiva do CFA discutiram temas de interesse da Administração.

O presidente da autarquia, Mauro Kreuz, abriu o fórum

agradecendo a presença de todos e, em seguida, falou da parábola judaica sobre a verdade e a mentira. “O mundo, infelizmente, não nutre o menor desejo de encontrar a verdade nua. Prefere, contudo, aceitar a mentira vestida de verdade”, refletiu.

Em seguida, os participantes conferiram um debate qualificado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi conduzido pelo owner da Multip, Marcio Bordignon. Na oportunidade, ele falou da importância da lei, que vem para promover maior privacidade e proteção de dados no país e que demandará a conscientização de toda a sociedade acerca do tema, uma vez que ele traz reflexos em direitos fundamentais como a liberdade, a privacidade e o desenvolvimento da personalidade.

Após o debate, os presidentes discutiram temas da pauta da assembleia como parcerias, dívida ativa, Resoluções Normativas, entre outros. O evento continuou nesta sexta-feira, 20, com o pré-lançamento de duas importantes iniciativas do CFA: o Clube de Vantagens e a Academia Corporativa da Administração (ACAdm). O lançamento oficial de ambos projetos para o público externo está prevista para acontecer em janeiro do próximo ano.

“O objetivo central do Clube de Vantagens é oferecer aos profissionais registrados e em dia com seus compromissos junto aos CRAs a oportunidade de tratamento diferenciado e descontos especiais na aquisição de produtos e serviços”, explicou o diretor de Relações Internacionais e Eventos da autarquia, Gilmar Camargo. A iniciativa já tem parceiros de peso como a FIPECq Previdência, a Poupex, a Student Travel Bureau (STB), a Challenge Intercâmbio, a Universidade Fernando Pessoa de Porto (Portugal), a Must University – Flórida (EUA) e o Odontogroup.

Segundo a diretora de Formação Profissional do CFA, Cláudia Stadtlober, o objetivo da ACAdm é oferecer uma plataforma para os profissionais da Administração. “Teremos  conteúdo de qualidade, para capacitação e desenvolvimento de todos os profissionais e alunos de Administração que estão registrados nos nossos conselhos regionais. Nosso objetivo é qualificar a gestão por meio da disseminação do conhecimento, desenvolvimento de competências e fortalecimento da Administração para que cada vez possa gerar maior impacto na sociedade”, diz.

Ela ressalta também o diferencial da ACAdm.“Teremos acesso a uma base qualificada de cursos, com amplo conteúdo, alguns próprios desenvolvidos pelo CFA, junto a parceiros e também conteúdos de qualidade de Instituições de ensino parceiras”, explicou.

No encerramento do Fórum, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, agradeceu a participação de todos e destacou o papel da liderança na profissão. Ele ressaltou a satisfação em presidir o evento no término da sua gestão. “Foi um aprendizado muito bom. Acredito nas mudanças vindas de cima, ou seja, dos líderes”, disse.

O vice-presidente da autarquia, Rogério Ramos, fez uso da palavra e congratulou a presença de todos os presidentes dos CRAs. Já o líder do CRA-DF, Udenir Silva, desejou um bom retorno aos participantes aos seus estados. “Se Deus quiser, ano que vem estaremos reunidos com um novo foco,novas pessoas, novas contribuições, com as lembranças e aprendizados de todos que aqui passaram porque é disso que é feito o nosso Sistema”, finalizou.

Reunião da Diretoria Executiva

Presidente do CRA-AL, Jociara Correia

Na quarta-feira, 18, o plenário do CFA recebeu a 9ª Reunião da Diretoria Executiva, a Direx. Durante o encontro, os diretores e o presidente da autarquia, Mauro Kreuz, discutiram assuntos do Sistema CFA/CRAs.

Cada diretor de câmara apresentou os projetos que estão em desenvolvimento nas suas áreas como as ações de fiscalização, as iniciativas de Gestão Pública, questões orçamentárias, Plataforma ACAdm, apoio ao fortalecimento das MPEs e do empreendedorismo, entre outros assuntos.

A diretora de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Gracita Barbosa, falou sobre o Tesouro Verde, iniciativa que busca criar uma rede colaborativa para incentivar e retribuir a utilização de recursos naturais por meio da emissão de ativos ambientais. Em outras palavras, certificados que poderão ser negociados no mercado financeiro por produtores rurais, associações e planos de negócios individuais ou coletivos, desde que tenham como foco o desenvolvimento de suas atividades com responsabilidade e preservação.

Ana Graciele Gonçalves

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA