You are currently viewing Profissionais de administração: “heróis” em tempos de crise

Profissionais de administração: “heróis” em tempos de crise

Quem imaginaria que um ser microscópico alteraria a vida de bilhões de pessoas em todo mundo? Sim, o novo coronavírus chegou igual a um tsunami e nos tirou do status quo. Fomos sacudidos e forçados a sair do comodismo. As nossas certezas caíram por terra e passamos a olhar a vida por um novo ângulo.

Estamos em uma guerra mundial para eliminar e/ou controlar um ser invisível. Enquanto isso, fomos forçados a sair de uma vida frenética, corrida e agitada para nos proteger sob o teto de nossas casas. A recomendação é: isolamento social. Inúmeros profissionais estão na linha de frente dessa árdua batalha para garantir que o coronavírus não chegue até nós. 

Além dos trabalhadores da saúde, outros “heróis” anônimos entram em cena: os profissionais da administração. Eles têm papel fundamental no enfrentamento dessa crise. Enquanto médicos lutam para salvar vidas humanas, os administradores trabalham para garantir a sobrevivência de muitas empresas, principalmente aquelas que foram fechadas nesta quarentena.

Imagina quantos profissionais da administração estão, neste momento, estudando estratégias para superar a crise. Pensa no tanto de gestores de RH debruçados em dezenas de fichas de colaboradores, analisando a situação de cada um e pensando em formas criativas para mantê-los nas suas atividades laborais.

É preciso destacar, também, o pessoal do Marketing. O profissional que atua nesse ramo da ciência da administração tem sido essencial nesse momento de crise. Em tempos de coronavírus, as estratégias para interagir com o público se transformaram. É preciso muita sagacidade para criar formas inteligentes e eficazes para manter – ou até mesmo reposicionar – a imagem do negócio.

A Logística é outra área da administração extremamente importante nessa pandemia. Quantos hospitais e unidade de saúde ficaram desabastecidos de materiais hospitalares por falhas logísticas? Não só no Brasil, mas em vários outros países. Isso revelou o quanto esse setor ainda é negligenciado e o quanto é essencial investir em gestão profissional em logística para garantir as entregas no prazo correto.

Com o crescimento das compras virtuais, as lojas físicas que ainda não tinham um e-commerce viram se obrigadas a migrarem para vendas por meio de aplicativos, sites e outras plataformas para manter o negócio. Quem vai organizar separação, o transporte e a entrega do produto? A Logística!

O pessoal das finanças também está em uma intensa batalha. Com recursos escassos, é preciso ser muito auspicioso para alocar o dinheiro disponível de forma correta para evitar um colapso financeiro da organização. O momento é austeridade, mas saiba que o gestor financeiro aposta no corte de gastos no presente para garantir a prosperidade no futuro. São decisões difíceis, mas só um gestor profissional com visão técnica e racional será capaz de administrar.

Em meio a essa pandemia, não podemos nos esquecer dos brilhantes profissionais de administração envolvidos na gestão da Saúde e na gestão hospitalar. Enquanto os médicos estão dedicados com a vida do paciente, esses gestores dedicam-se ao trabalho intenso de manter o pleno funcionamento do hospital.

A Administração é uma profissão de múltiplas competências. É o administrador quem vai pensar no planejamento estratégico da organização, traçará estratégias a curto, médio e longos prazos, gerenciará recursos financeiros e humanos, fará controle e entrega de materiais, entre outros. É a falta de gestão profissional que tem causado a morte de muitas empresas e basta analisar a pesquisa feita pelo Conselho Federal de Administração para comprovar essa constatação: 52,1% dos empregadores não desenvolvem qualquer metodologia de gestão de riscos em seu negócio.

Empresas que não se planejarem estão mais vulneráveis a amargarem consequências terríveis com essa crise. Por isso, ressaltamos mais uma vez a necessidade da gestão profissional. Certa vez, um administrador disse que assim como não existe futuro sem planejamento, não existe organização sem administração. E a história prova que mesmo em momentos de crises as organizações com um bom sistema de gestão conseguiram superar suas dificuldades.

Por isso, queremos enaltecer os e as profissionais da Administração que estão fazendo a diferença nessa pandemia. E aproveitamos para convocá-los para participarem da campanha “Administrador e Empreendedor: unidos no fortalecimento dos negócios”, que visa oferecer consultorias gratuitas em várias áreas da Administração para empreendedores. O apoio dos administradores será essencial para reerguer a economia do nosso país.

O sentimento é de união e solidariedade. Segundo a alta-comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e o alto-comissário da ONU para refugiados, Filippo Grandi, a Covid-19 é uma doença que testa não só os sistemas de saúde, mas também a capacidade do ser humano em trabalhar juntos para superar um desafio comum.

Aos profissionais da administração, a nossa eterna gratidão pelo excelente trabalho que tem realizado para garantir a vida de muitas empresas e organizações. Sabemos que, na nossa profissão, é difícil desacelerar. Mas esse distanciamento das ruas nos tem  proporcionado momentos únicos em família e tem nos motivado a estudar, a buscar novos conhecimentos.

Há quem diga que, daqui uns dez a quinze anos, nos lembraremos de 2020 com muita dor e pesar. Mas, para as crianças, esse ano será recordado com muita saudade do tempo em que o papai e a mamãe ficaram mais tempo em casa criando brincadeiras e assando bolos de chocolate. Pensem nisso!

Parabéns, profissionais da Administração! A sua dedicação faz toda a diferença nessa crise!

Adm. Mauro Kreuz

Presidente do Conselho Federal de Administração

Adm. Rogério Ramos

Vice-presidente do Conselho Federal de Administração

Fonte: ASCOM CFA