You are currently viewing Insistir, persistir e nunca desistir

Insistir, persistir e nunca desistir

Adm. Mauro Kreuz

Presidente do Conselho Federal de Administração

A primeira semana útil de 2020 começou com força total. E início de ano é assim mesmo: nos esforçamos para colocar em prática aquelas promessas que fizemos no réveillon. Esse gosto de recomeço é estimulante e motivador. Porém, como bons profissionais de administração que somos, não podemos deixar essa energia de ano novo morrer antes do carnaval – e nem depois dele!

Quando começamos a gestão compartilhada, no início do ano anterior, sabíamos que teríamos uma grande missão pela frente. Irmanados nesse propósito, nossa equipe começou um trabalho incansável. Não foi um período fácil, pelo contrário. Entre todas as adversidades que encontramos pelo caminho, sem dúvidas de que a Proposta de Emenda à Constituição n.º 108 de 2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, foi o que causou um certo temor no Sistema CFA/CRAs.

O texto original da proposta é uma ameaça a existências dos conselhos e das profissões regulamentadas. Nós, do Sistema CFA/CRAs, rapidamente nos posicionamos sobre a medida e iniciamos uma agenda intensa de articulação política para evitar que a PEC vá adiante em sua forma original.

Adotamos um tom conciliador e diplomático. Sugerimos um novo texto para a proposta e nos aliamos a outros conselhos por meio do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, chamado Conselhão.

Sem dúvida, 2019 foi um ano de muita luta. Mas, já no finalzinho dele, fomos presenteados com a eleição, por aclamação, para coordenar o Conselhão durante 2020. Nossa missão, neste ano que se inicia, é trabalhar em cima de uma nova proposta, com um tom mais amigável, que será encaminhada ao Congresso Nacional.

O que esperar de 2020, então? Apesar da conquista, o Sistema CFA/CRAs seguirá incansável na luta pela defesa da Administração e dos profissionais de administração. Nossa articulação política segue, com força total, para tentar barrar qualquer proposta de lei que tentar desqualificar e diminuir a nossa profissão.

Seguimos em frente, mas não vamos descansar. Seguimos confiantes, mas é hora de apertar o passo. Os frutos do nosso trabalho mostram que a gestão compartilhada do Sistema CFA/CRAs está no caminho certo. A propósito, essa filosofia de trabalho será levada para o Conselhão que, pela primeira vez, será coordenado por um Administrador.

A batalha pela valorização profissional ainda continua. O sentimento é de dever cumprido, mas não podemos achar que ganhamos a corrida, como fez o corredor de Uganda, Jacob Kiplino, na última edição da tradicional Corrida de São Silvestre.

Ele liderou a prova até os últimos momentos. Confiante de que a vitória era certa, ele manteve o ritmo sem preocupar-se com os adversários. Quase perto da linha de chegada, no entanto, ele foi surpreendido pela arrancada fenomenal do queniano Kibiwoot Kandie. Além de vencer a corrida, ele bateu o recorde da prova por completar o percurso de 15km em menos de 43 minutos.

Portanto, não podemos, jamais, nos acomodar com a iminente vitória. A luta deve ir até o fim. E também não podemos desanimar com a possibilidade da derrota e jogar a toalha antes da hora. É preciso acreditar, persistir e dar todo o gás. Mas, se você sentir vontade de desistir, se lembre do porquê começou.

É esse sentimento de luta que os profissionais de administração podem esperar do Sistema CFA/CRAs em 2020. Estamos determinados: não vamos descansar e também não vamos desistir. Nossa missão é promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Como disse Max Weber, “o homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.” Assim seguiremos, até o fim.

Por: ASCOM CFA