You are currently viewing 09 de setembro. Dia do Profissional de Administração!

09 de setembro. Dia do Profissional de Administração!

Adm. Mauro Kreuz
Presidente do Conselho Federal de Administração

 

O 9 de setembro é uma data muito especial para a Administração no Brasil. Foi neste dia, em 1965, que a Lei 4.769 foi sancionada, regulamentando a profissão e criando o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). São 54 anos de história no país e, de lá para cá, a ciência da administração avançou bastante e os números estão aí para provar o quanto crescemos.

A Administração se consolida como uma das principais do país. De acordo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Administração é uma das carreiras mais procuradas entre os jovens que ingressam no ensino superior. Os dados do último Censo da Educação Superior, realizado em 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC) comprovam isso: o Brasil tinha 2.295 cursos de bacharel em Administração, totalizado 966.316 vagas e, por ano, 116.028 concluem o curso.

A demanda também é alta nos cursos superiores de Tecnologia em Determinada Área da Administração, os chamados cursos de curta duração. Segundo o Censo do MEC, o país tem 2.839 cursos na área e oferece mais de 1 milhão de vagas. Por ano, 106.436 estudantes concluem o curso e tornam-se tecnólogos.

É importante ressaltar que a ciência da administração tem acompanhado a evolução da sociedade. A profissão, que nasceu na época da revolução industrial, agora se prepara para um novo contexto: o da revolução 4.0. Será que estamos preparados para tais avanços? Qual papel da academia na formação desses novos profissionais da área da administração?

Essas transformações são tendências mundiais e quem não estiver pronto, será engolido pelo mercado. Estar preparados para este novo cenário é questão de sobrevivência. A ciência da administração já prevê que o profissional se antecipe às situações, por isso, devemos divulgar amplamente esta nova realidade para que todos se readéquem o quanto antes.

Nesses 54 anos, temos sim muitos motivos para comemorar. Mas, mais do que celebrar, a data tem que ser um momento de reflexão. Qual o meu papel para o fortalecimento da profissão? O que eu tenho feito para que a ciência da administração seja, de fato, valorizada pela sociedade?

As redes sociais estão cheias de pessoas que jogam para o Sistema CFA/CRAs a responsabilidade pelos seus fracassos profissionais. Em uma rápida análise, percebe-se que são pessoas que não tem feito muito para promover a valorização profissional, a começar pela falta do registro profissional.

Com o avanço da Proposta de Emenda à Constituição nº 108 de 2019, esse time do contra encontrou forças para fazer ecoar as inverdades que despejam nas redes sociais. Infelizmente, trata-se de um público que ainda não conhece a verdadeira missão do Sistema CFA/CRAs, não conhece a história da Administração e pouco faz para a profissão obter o pleno reconhecimento da sociedade.

São 54 anos de lutas e muitas conquistas. Boa parte desse trabalho foi executada por administradores que morreram defendendo, com unhas e dentes, a profissão. Belmiro Siqueira, por exemplo, dedicou uma vida à Administração e, portanto, não podemos permitir que todo esse engajamento seja desperdiçado com a aprovação de projetos e leis que, mesmo cheio das boas intenções, vão desmantelar um legado de conquistas deixado por quem veio antes de nós.

Os conselhos profissionais são criados por Lei e são responsáveis por proteger, por meio da fiscalização, a sociedade de maus profissionais. Afinal, você contrataria um advogado sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou um médico sem registro no CRM? É preciso mostrar que a mesma lógica acontece com os profissionais de administração: sem registro profissional, não tem gestão profissional.

É o registro que torna o bacharel em Administração ou os tecnólogos em determinada área da administração aptos a desempenhar a profissão legalmente. O registro, além de legitimar a atuação profissão, proporciona uma série de benefícios e vantagens aos profissionais.

Nesse 9 de setembro, Dia do Profissional de Administração, parabenizamos todos os administradores e tecnólogos do Brasil. Vamos celebrar, mas também devemos somos esforços para enaltecer a pujança da profissão. Afinal, é a nossa união que vai garantir o futuro dos profissionais de administração!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA